Histórico
O Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica está vinculado ao Departamento de Serviço Social (DSE) e ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal de Viçosa (CCH-UFV), agregando os cursos de Mestrado e Doutorado. O Mestrado em Economia Doméstica, implantado em 1992, foi o primeiro curso stricto sensu do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) da UFV. A aprovação do Doutorado em 12/12/2013 e início das suas atividades em agosto de 2014, fortaleceu o CCH e ampliou as possibilidades de crescimento das pesquisas nas áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Nos seus 32 anos de sua existência, o Programa vem se consolidando na sua missão de formar professores, pesquisadores e profissionais qualificados a atuarem no ensino, na pesquisa e na extensão na área de Família em suas múltiplas relações com a sociedade, seguindo uma política educacional identificada com os problemas e as questões que atingem a família e a sociedade. O PPGED estabelece como visão de futuro ser referência nacional e internacional na formação acadêmica de profissionais que pesquisam e atuam na área de Família em suas múltiplas relações com a sociedade.
Desde a defesa da primeira dissertação em 20/04/1995 até setembro de 2024, o Programa formou 369 pesquisadores em nível de Mestrado e 43 de Doutorado, com uma produção de conhecimento que revela as especificidades das famílias e a dinâmica dos territórios onde estão inseridas, considerando as múltiplas vulnerabilidades sociais a que estão submetidas, permeadas por fatores políticos, econômicos e sociais, tangenciados por questões de raça/etnia, classe, gênero e geração. O PPGED também tem desenvolvido convênios e ações com a América Latina para dar subsídio à análise, formulação e implementação de políticas públicas, programas, projetos e ações que potencializam os direitos sociais, as necessidades e demandas dos sujeitos e das famílias no Brasil e na América Latina.
Desde a sua implantação, o Programa tem tido uma atuação marcada por forte inserção social, desenvolvendo convênios e ações voltados para o desenvolvimento social e das famílias, não só no Brasil, mas, também, na América Latina. A geração de conhecimentos que o Programa vem produzindo tem se refletido no contexto nacional, no amparo às políticas públicas, na implementação de programas e ações voltados, especialmente, para a melhoria das condições de vida das famílias em vulnerabilidade social. O conhecimento das especificidades das famílias e suas redes sociais constituem subsídios na formulação e realinhamento de políticas sociais, para que possam ser mais próximas às necessidades e interesses dos sujeitos atendidos.