Apresentação
O Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica está vinculado ao Departamento de Serviço Social (DSE) e ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal de Viçosa (CCH-UFV), agregando os cursos de Mestrado e Doutorado. O Mestrado em Economia Doméstica, implantado em 1992, foi o primeiro curso stricto senso do CCH. A aprovação do Doutorado em 12/12/2013 e início das suas atividades em agosto de 2014, fortaleceu o Centro e ampliou as possibilidades de crescimento das pesquisas nas áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Nas suas três décadas de existência, o Programa vem se consolidando na sua missão de formar professores, pesquisadores e profissionais qualificados para atuarem no ensino, na pesquisa e na extensão na área de política social, família e relações com a sociedade, seguindo uma política educacional identificada com os problemas e as questões que atingem a família e a sociedade. Estabelece como visão de futuro ser referência nacional e internacional na formação acadêmica de profissionais que pesquisam e atuam na área de política social, família e relações com a sociedade.
O Programa está estruturado em duas Linhas de Pesquisa: 1ª) “Família, Espaço e Sociedade”, e 2ª) “Trabalho, Questão Social e Política Social”. Todas as pesquisas desenvolvidas no PPGED estão enquadradas por estas diretrizes de pesquisa, de forma a permitir que o pesquisador em formação aprofunde os seus conhecimentos teóricos e metodológicos para interpretar e compreender os processos econômicos, sociais e culturais, examinando as suas interações na dimensão da esfera pública e privada da sociedade.
O Programa é referência no cenário regional e nacional em pesquisas, na formação e na produção acadêmica, dinamizando e potencializando a atuação dos docentes, pesquisadores e profissionais, contribuindo para a inserção social do programa. A geração de conhecimentos que o Programa vem produzindo tem se refletido no contexto nacional e internacional, na compreensão das dinâmicas relacionais das famílias e suas interfaces com a sociedade, destacando aspectos, questões e demandas particulares dos idosos, da juventude, da infância e de famílias em situação de vulnerabilidade, assim como dos processos de inclusão produtiva e social, seja no meio urbano ou rural. A produção de conhecimento gerado no Programa também tem se subsidiado as políticas públicas, na implementação de programas e ações voltadas, especialmente, para a melhoria das condições de vida das famílias em vulnerabilidade social.